Alunos vieirenses disseram ‘não’ ao bullying [vídeo]

Um projeto português que quer dizer ‘não’ ao bullying foi apresentado, na sexta-feira 28 de outubro, na Escola Básica Domingos de Abreu. Numa parceria da Câmara Municipal de Vieira do Minho, da Associação ForBig e do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, o projeto presente criar métodos de prevenção ao comportamento de bullying.

[António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho]

O projeto que foi apresentado perante os alunos do pré-escolar, primeiro ciclo, educadores, professores e auxiliares e pretendeu alertar, sensibilizar e, acima de tudo, consciencializar para este realidade cada vez mais constante na nas escolas e na sociedade.

Através de uma encenação da história da “Cegonha Marcolina” foi mostrado aos mais novos o que é o bullying, o que se deve evitar fazer e como reagir perante uma situação de violência.

Durante a sessão as crianças também cantaram e expressaram algumas palavras contra o bullying. Palavras que se referem aos limites de cada um para com o agressor “NÃO, PÁRA, CHEGA e BASTA”. Os mais pequenos levaram também um porta-chaves da Cegonha Marcolina para colocar nas mochilas, símbolo contra o bullying.

Este projeto é da autoria de Elizabete Guedes que, enquanto mãe, sentiu a necessidade de transmitir à sua filha o que é o bullying e como se pode e deve combater. A iniciativa é pioneira em Portugal, sendo o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo sido o primeiro a recebê-lo. O objetivo é levá-lo a todas as escolas do país.

Notícias relacionadas