A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 33,3 toneladas de produtos de origem animal por incumprimentos e falhas variadas, suspendendo ainda a atividade de entrepostos frigoríficos. O total da apreensão ascendeu os 93 mil euros.

No âmbito de uma operação de fiscalização direcionada a entrepostos frigoríficos, localizados nos concelhos de Vila Verde, Vila Nova de Famalicão e Braga, a ASAE, através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidade Operacional de Mirandela, apreendeu 33,3 toneladas de géneros alimentícios de origem animal (produtos cárneos e bacalhau), “por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de número de controlo veterinário (NCV) atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e falta de licenciamento“, pode ler-se numa nota na página da ASAE.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=344590924444478&set=a.294682032768701&type=3

Após a realização de perícia aos produtos apreendidos, “foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas daqueles géneros alimentícios, apresentando-se a maioria anormais avariados, data de durabilidade mínima e data de limite de consumo ultrapassada bem como falta de requisitos e rastreabilidade dos produtos, pelo que foram encaminhados para processamento em Unidade de Transformação de Subprodutos“.

Foi ainda determinada a suspensão dos estabelecimentos de comércio por grosso e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal. O valor total da apreensão ascendeu a 93.000,00 Euros.