Assembleia Municipal Jovem quis incentivar a participação cívica e política dos jovens

Decorreu, esta sexta-feira, 17 de maio, a Assembleia Municipal Jovem de Vieira do Minho. Uma iniciativa que se inseriu no programa de celebração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

O momento aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a participação dos jovens da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, do Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa, como presidente da Assembleia Municipal, do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, que respondeu às moções dos jovens, e do convidado de honra, o Capitão de Abril, ex-ministro da Comunicação Social, professor Jorge Correia Jesuíno.

Antes da ordem do dia, o convidado de honra fez alusão ao 25 de Abril, dando o seu testemunho sobre o que foi a Revolução dos Cravos e o que trouxe ao país. Também o diretor da EB/S Vieira de Araújo, Fernando Gomes, discursou, sublinhando a importância da iniciativa e o orgulho pelos seus alunos.

Tal e qual como numa sessão da Assembleia Municipal (AM) dita “normal”, os jovens deputados do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo foram representados por quatro partidos: Partido Cravos de Abril, Partido Grândola Vila Morena, Partido da Liberdade e Partido Capitães de Abril. Cada partido teve o seu representante, que apresentou à mesa da AM e aos deputados a sua moção.

Foram quatro as moções apresentadas:

  • Valorizar a cidadania ativa e a participação na vida pública – aprovada por maioria com seis abstenções;
  • Preservar e valorizar os recursos naturais locais – aprovado por maioria com um voto contra;
  • Melhoria das políticas sociais e das práticas inclusivas locais – aprovada por unanimidade;
  • Apoiar o empreendedorismo e produtos locais – aprovada por unanimidade;

O presidente da Câmara respondeu a cada moção apresentada, felicitando os jovens pelos temas escolhidos e sublinhando que vai levar algumas das propostas para ser discutidas junto do Executivo Municipal.

Related Posts