Pessoas com mais de 45 anos vão poder fazer o autoagendamento para a toma da dose de reforço contra a Covid-19, anunciou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales este domingo.
“Gostaria de anunciar o autoagendamento para 45 anos ou mais no decurso desta próxima semana“, disse o responsável, em declarações à saída de um centro de vacinação nas Caldas da Rainha transmitidas pela SIC Notícias.
Neste momento, em Portugal, é possível fazer agendamento da vacina para as seguintes situações:
- 60 ou mais anos para dose de reforço contra a COVID-19 e/ou Gripe
- 50 ou mais anos para dose de reforço contra a COVID-19
- 30 ou mais anos vacinados com vacina Janssen há 90 ou mais dias
Portugal deve atingir, nos próximos dias, o pico da 5º vaga pandémica com os especialistas a prever entre os 42 mil a 130 mil casos diários. Os internamentos e óbitos estão, contudo, longe dos números registados há um ano, o que se explica pela menor severidade dos sintomas associados a esta variante, mas também pelos avanços na vacinação contra a Covid-19.