Braga e Guimarães são palco do Mundial Universitário de Futsal

Portugal vai receber o Campeonato Mundial Universitário de Futsal de 18 a 24 de julho, pela terceira ocasião, depois de já ter recebido esta competição em 1998 e 2012. A Universidade do Minho será, também pela terceira vez, a anfitriã deste evento que terá as cidades de Braga e Guimarães como palcos desta competição, que reunirá os mais talentosos atletas da modalidade nas vertentes masculina e feminina. O Complexo Desportivo de Gualtar da Universidade do Minho e o Multiusos de Guimarães vão abrir portas durante essa semana para receber visitantes dos quatro cantos do mundo que vão poder assistir a jogos de futsal universitário de alto nível.

Inicialmente, a organização do evento mundial desportivo estava prevista para Xangai (China), mas devido a constrangimentos locais foi necessário alterar-se o local e a organização seis meses antes da estreia. Desta forma, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), juntamente com a Universidade do Minho e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), passaram a anfitriãs do Campeonato Mundial.

Os países participantes já estão confirmados, assim como já foi realizado o sorteio da fase de grupos.

Os cinco continentes estão representados nesta prova mundial e as seleções participantes são: Alemanha (Feminino); Arábia Saudita (Feminino e Masculino); Argentina (Feminino e Masculino); Brasil (Feminino e Masculino); Eslováquia (Masculino); Israel (Feminino e Masculino); Líbano (Feminino); Marrocos (Masculino); Nova Zelândia (Feminino e Masculino); Omã (Masculino); Polónia (Feminino e Masculino); Portugal (Feminino e Masculino); República Checa (Feminino e Masculino) e Ucrânia (Feminino e Masculino).

As seleções universitárias vão estar divididas por seis grupos, três grupos femininos e três grupos masculinos.

Na competição Feminina, Portugal medirá forças com Israel e Argentina no grupo A. Por sua vez, no grupo B insere-se a Polónia, Brasil, Líbano e Alemanha, enquanto que no Grupo C, os países constituintes são a Ucrânia, Nova Zelândia, República Checa e Arábia Saudita.

No que diz respeito ao futsal masculino, Portugal também se encontra no grupo A, com a Argentina, Israel e Nova Zelândia. No grupo B, as seleções em disputa são a Ucrânia, Eslováquia, Brasil e Omã, enquanto que no grupo C, encontram-se a República Checa, Polónia, Marrocos e Arábia Saudita.

Em menos de um mês, a bola começa a rolar e no dia antes, dia 17 de julho irá acontecer a Cerimónia de Abertura, onde as comitivas dos diferentes países vão desfilar desde o Arco da Porta Nova até à Praça do Município, em Braga. Será assim, num multicultural pôr-do-sol, que se dará o pontapé de saída para uma semana repleta de futsal de alto nível, com muito fair-play e muito talento para conhecer.

Notícias relacionadas