Caminhada em Vieira do Minho leva a descobrir aldeias serranas

Vieira do Minho recebe, no próximo fim de semana, uma caminhada pelas Aldeias de Portugal de Campos e de Lamalonga.

Nas encostas da Serra da Cabreira, surgem, a cerca de 850 metros de altitude, as aldeias de Campos e de Lamalonga. Detentoras do título “Aldeias de Portugal”, estas localidades inserem-se harmoniosamente na paisagem e mantém a sua arquitetura vernacular. O legado patrimonial, tal como os fornos comunitários e os inúmeros canastros, testemunha um passado profundamente marcado pelo comunitarismo e pela agricultura de subsistência. Estas duas aldeias serranas ostentam ainda uma vista deslumbrante sobre a Serra da Cabreira.

Este pequeno percurso, com cerca de 4 km de extensão, circular e de dificuldade fácil, terá o seu início junto à Pastelaria Doce Campos, pelas 10h, e dará a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos destas aldeias da Cabreira.

Integrada no projeto “A Serra da Cabreira em Família”, esta iniciativa destina-se a toda a família ou amigos que gostam da natureza e do mundo rural, e que procuram trilhos mais acessíveis e de curta duração.

A participação na caminhada é gratuita mas requer inscrição prévia obrigatória através do formulário disponível em https://bit.ly/3w8sujY .

[foto: CM Vieira do Minho]

Related Posts