A Casa de Lamas recebe, esta quarta-feira, 17 de junho, pelas 14h30, a inauguração da exposição “Raízes (1)”, da autoria de Ângelo Francisco Soares. A mostra reúne um conjunto de esculturas e peças em madeira trabalhadas manualmente, inspiradas na riqueza natural e paisagística do concelho de Vieira do Minho.

Natural de Eira Vedra, Ângelo Francisco Soares nasceu a 25 de junho de 1966 e dedica atualmente grande parte do seu tempo à escultura em madeira, uma paixão que cultiva desde jovem. Já reformado, encontrou nesta expressão artística uma forma de continuar a explorar a sua criatividade, transformando madeiras recolhidas maioritariamente nas terras e serras vieirenses em obras singulares, marcadas pelo detalhe e pela originalidade.

Recorrendo a técnicas como a pirogravura e a aplicação de resina, o artista valoriza as características naturais da madeira, conferindo identidade própria a cada peça. Sob o lema “Da madeira trabalha, da madeira transforma”, a exposição pretende dar a conhecer o seu percurso artístico e partilhar com o público o resultado de anos de dedicação a esta arte.

A sessão de inauguração contará também com uma atuação da Universidade Sénior de Vieira do Minho, proporcionando um momento cultural complementar à abertura da exposição. No final, será servido um Porto de Honra aos participantes.

A iniciativa constitui uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o trabalho de um autor que encontra nas raízes da sua terra a inspiração para criar e dar nova vida à madeira. O Município de Vieira do Minho convida toda a população a visitar a exposição e a descobrir a sensibilidade artística de Ângelo Francisco Soares.