Vieira do Minho inaugurou esta segunda-feira, 9 de dezembro, o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), um equipamento social de apoio a pessoas com deficiência no concelho.
Trata-se de uma nova valência da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho, que ficará instalada no edifício do antigo Jardim de Infância de Vieira do Minho, propriedade da autarquia, que foi cedido à Santa Casa da Misericórdia para este efeito.
Representa um investimento de 480 mil euros, 85% financiado com o programa Portugal 2020 e 15% pela autarquia de Vieira do Minho.
Tem capacidade para 30 utentes, com idade igual ou superior a 18 anos, e contará com atividades ocupacionais e terapêuticas, assim como de qualificação para a inclusão social e profissional.
O CACI foi denominado Engenheiro António Cardoso, uma decisão da mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho, segundo explicou o provedor da instituição, Luís Carneiro.
A inauguração contou com a presença da secretária de estado da ação social e da inclusão, Clara Marques Mendes, que sublinhou a importância deste tipo de equipamentos sociais, assim como de outras valências, como a do cuidador informal.
Oiça a reportagem completa da inauguração, com declarações dos intervenientes: