A Confraria Gastronómica dos Sabores e Tradições de Vieira do Minho realizou, no domingo, 27 de março, o Capítulo interno, no Campo de Tiro do Clube de Caçadores de Vieira do Minho, onde estiveram presentes mais de meia centena de confrades pertencentes a várias confrarias do país.
A Confraria Gastronómica dos Sabores e Tradições de Vieira do Minho desafiou o chefe José Maria Moreira a apresentar alguns exemplos de valorização do feijão amarelo na pastelaria, dando a degustar no final do prato principal, feijão com couves, uma variedade de doces nos quais introduziu o feijão amarelo como ingrediente principal.
A doçaria daí resultante, segundo o Grão-mestre José Pereira Fique citado em comunicado, vai ser trabalhada com o objetivo da sua introdução no receituário Vieirense, após fixadas as respetivas receitas. Os nomes atribuídos estarão relacionados com temas ligados à cultura de Vieira do Minho.
A Confraria dos Sabores e Tradições de Vieira do Minho tem como principal objetivo a promoção do estudo e divulgação das espécies autóctones da fauna e flora do concelho na sua dimensão gastronómica, científica e artística em defesa do receituário e tradições etnográficas vieirenses.