Conselho Local de Ação Social de Vieira do Minho reuniu na segunda-feira

O Conselho Local de Ação Social de Vieira do Minho (CLAS) reuniu, na segunda-feira, dia 28 de novembro no edifício dos Paços do Concelho.

Da ordem de trabalhos, foi deliberado o seguinte:

No que diz respeito ao ponto número um da ordem de trabalho, o Conselho Local foi informado sobre o processo de  transferência de competências na área social e sobre a prorrogação do Projeto Escolhas 7.ª Geração – Jovens ao Leme, até 30 de junho de 2023. Ainda no que diz respeito a este ponto, foram tratados os assuntos referentes aos Programas e Serviços de Apoio Social do Município, no que diz respeito ao serviço de proximidade, apoio ao medicamento, transporte de doentes crónicos e oncológicos, dinamização e novo local de funcionamento da Loja Social, apoio ao rendimento urbano, apoio à natalidade e dinamização dos Centros de Convívio e Lazer (CCL) e Universidade Sénior.

No que toca ao ponto dois da ordem de trabalhos – Candidaturas ao abrigo do Programa PRR- Requalificação e alargamento de equipamento e respostas sociais, o CLAS refletiu sobre as candidaturas submetidas pelas diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho (IPSS´s) com parecer favorável do CLAS, mas sem financiamento aprovado por parte do PRR.

Os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o parecer positivo do CLAS para a criação de lugares em Creche da responsabilidade do Município de Vieira que responda às necessidades na zona norte e sul do concelho. Aprovaram, ainda, por unanimidade, o parecer positivo do CLAS para a Santa Casa da Misericórdia, tendo em vista a ampliação e reconstrução do antigo Jardim de Infância de Cantelães para valência de Creche, com a criação de 42 novos lugares.

Em relação ao ponto número três da ordem de trabalhos, que diz respeito ao Plano de Atividades foram mencionadas e abordadas as próximas atividades a realizar, com destaque para os convívios de Natal com as IPSS´s e CCL´s a decorrer nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, as atividades do CLDS-4G nos eixos que integram este projeto, as atividades do Projeto Jovens ao Leme, as atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e as atividades de prevenção de abusos sexuais na infância.

Finda a reunião do CLAS,  teve lugar uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, o Diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira e os responsáveis das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Esta reunião teve como propósito principal abordar e refletir sobre o mau momento  que estas Instituições atravessam e que, em alguns casos, estão a colocar em causa a sua sustentabilidade financeira.

Notícias relacionadas