Daniel Moreira venceu e convenceu no 33.º Grande Prémio do Minho

Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, é o grande vencedor do 33.º Grande Prémio do Minho – Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, que terminou esta segunda-feira, na cidade de Viana do Castelo. O jovem ciclista vianense escreveu o seu nome, a letras de ouro, na, ainda, restrita lista dos vencedores do GP Minho versão juniores.

Daniel Moreira, muito apoiado durante todo o percurso, levou ao rubro todos quantos estavam na zona da meta ao impor-se na reta da meta a Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e a Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak) com quem disputava a camisola amarela.

A terceira etapa, que teve partida e chegada a Viana do Castelo, depois de uma viagem de 89,2 quilómetros, foi, tal como espelhou a chegada, muito intensa e disputada.

O pelotão entrou cautelo, mas rápido, em prova e no final da primeira hora de prova já se tinham percorrido mais de 45 quilómetros e era comandando, na altura, por Manuel Marques (ABTF Bairrada) e Fabricio Crozzolo (Volvo Arregui/Cya/Hegotarrak).

A partir do primeiro prémio de montanha, situado em Montaria, a equipa do camisola amarela – Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel – encetou a perseguição e na chegada ao segundo prémio de montanha, Outeiro, já o pelotão seguia compacto.

Depois foi o tudo por tudo, principalmente, dos ciclistas que ainda aspiravam à vitória na classificação geral. Destacou-se um grupo de 11 elementos na descida depois do prémio de montanha, descida feita a velocidade vertiginosa para uma entrada em grupo nas retas que levaram até à meta, depois de ainda disputarem a segunda meta volante do dia.

Estava colocada em Santa Marta de Portuzelo a segunda meta volante e aí impôs-se José Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta//Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) seguido de Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Tomás Gaspar (ABTF Betão/Bairrada).

A aproximação ao centro de Viana do Castelo foi feita a alta velocidade com a procura do melhor posicionamento para o sprint final, efetuado a toda a largura da faixa de rodagem ascendente da Avenida do Campo do Castelo, onde Daniel Moreira foi o mais rápido e bateu toda a concorrência para a liderança, erguendo bem alto os braços na passagem pela meta em sinal de cumprimento de um sonho.

O jovem vianense sai deste Grande Prémio com três camisolas: amarela (líder da geral individual), laranja (da juventude) e branca (melhor ciclista da ACM).

Related Posts