Colheita de sangue em Vieira do Minho: é algo “que nós podemos fazer pela sociedade”

Decorreu hoje de manhã mais uma campanha de recolha de sangue e tipagem de medula óssea em Vieira do Minho, organizada pela Associação Desportiva de Vieira e com o apoio da Câmara Municipal de Vieira do Minho e do Ginásio VieiraFIT.

Muitos foram aqueles que, durante as quase quatro horas em que esteve a decorrer a campanha, se deslocaram ao Salão Nobre de Vieira do Minho.

Segundo a técnica do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Alzira Sousa, a população aderiu bastante à campanha: “tanto para a medula óssea como para a recolha de sangue, muitas primeiras vezes, o que é muito bom sobretudo nos jovens“, ressalvando que estas campanhas devem e vão continuar a acontecer para que as reservas de sangue não voltem a baixar como aconteceu durante a pandemia.

Hugo Quaresma foi uma das pessoas que esteve presente nesta campanha de colheita de sangue. Em declarações à Rádio Alto Ave, explicou que é dador de sangue há vários anos e que doar sangue “não custa nada, é uma picada muito leve“. Deixou ainda uma mensagem a todos os que ainda não são dadores de sangue: “é uma parte que nós podemos fazer pela sociedade […] neste momento há pessoas nos hospitais que necessitam do nosso tipo de sangue; hoje são eles, mas amanhã podemos ser nós“.

Paralelamente à colheita de sangue, aconteceu também uma tipagem de medula óssea. A organização já tinha explicado que “este ano, especialmente, iremos dar o nosso contributo e apoio à Beatriz”.

Recorde-se que a Beatriz é uma menina com 16 anos, residente em Vieira do Minho, que precisa de um transplante de medula óssea, estando, neste momento, internada no IPO no Porto.

Sobre futuras campanhas de recolha, o Instituto Português do Sangue explica que vão estar, como habitualmente, a passar por diversos concelhos. Para saberem as datas e locais, devem estar atentos ao website do instituto.

Para se ser dador de sangue e medula óssea tem que se cumprir determinados critérios:

– Ter entre 18 e 45 anos
– Ter, no mínimo, 50kg e 1.50m de altura
– Ser saudável
– Não ter recebido uma transfusão de sangue desde 1980

Related Posts