A Feira da Ladra 2023 chegou ao fim esta segunda-feira, 9 de outubro. Foram cinco dias de festa, com atividades diversas, relacionadas com a feira de produtos locais, as atividades pecuárias e os momentos musicais. E se tudo correu de forma harmoniosa, muito se deveu ao trabalho de todos aqueles que, “por detrás das cortinas” muito trabalharam ao longo das festividades.
Hugo Quaresma, colaborador do município de Vieira do Minho, falou-nos exatamente sobre este processo de gestão da Feira da Ladra, desde as reuniões de preparação que começaram há mais de dois meses, passando pela exigência que os cinco dias da festa obrigaram a todos os que nela trabalharam.
Funcionários da limpeza, polícia municipal, GNR, Bombeiros Voluntários, funcionários da Câmara, equipa de som, funcionárias da cantina, são alguns dos exemplos de pessoas que, ao longo destes cinco dias, trabalharam para que o evento corresse sem problemas e para que todos os visitantes pudessem usufruir da Feira da Ladra.
Artistas que pedem objetos curiosos no camarim
Também da gestão desta equipa faz parte a administração dos artistas. Como é habitual em qualquer concerto no país, os artistas pedem um conjunto de coisas para terem no seu camarim, normalmente comida, bebida, toalhas e, eventualmente, um ou outro objeto mais “fora da caixa”.
Os Quatro e Meia foram o grupo que, este ano, pediram o objeto mais engraçado! A banda tinha, na sua lista de coisas para ter no camarim, um cão de loiça! É verdade. No meio de vários itens da lista estava um cão de loiça que, o município de Vieira do Minho foi buscar à freguesia de Campos, por empréstimo de uma residente. Trata-se de um dálmata em loiça, herdado, com cerca de 40 anos, que ainda tinha a etiqueta com o preço em escudos!
Quando a manager d’Os Quatro e Meia chegou ao camarim e viu o cão de loiça, disse que estava descansada pois o município tinha, efetivamente, lido a lista e cumprido com todos os pedidos. Ora, podemos aferir que o cão de loiça, pedido no meio da lista, é uma forma do grupo ter a certeza que a lista foi lida e todos os pedidos da banda foi atendidos. Espertos, não?!
[foto: município de Vieira do Minho]