O Festival Província Sonora está de regresso e o pontapé de saída aconteceu já no dia 24 de março, com o Desconcerto dos Clarinetes Ad Libitum no Teatro-Cine de Pombal, numa parceria com o Festival Música em Leiria. Mas o grande foco do Festival acontece de 2 de junho a 15 de julho em várias localidades do Minho, Beira Interior, Trás os Montes e Porto.

Com um conceito original e inovador, este festival itinerante, de música erudita, clássica, improvisada, pretende unir costumes e sons numa viagem musical. Aliado a este conceito e tendo em conta a natureza envolvente, Província Sonora apresenta uma forte conexão com a preservação de território e as causas ambientais.

Um festival que une todos quantos nele participam. Pessoas que, apesar de não se conhecerem, têm algo em comum. Locais que, embora distantes, estão ligados através do festival, tal como explicou à RAA, Vanessa Pires da Artway:

[Vanessa Pires da Artway em declarações à RAA]

A música como elemento de coesão social, despertando consciências ecológicas e fomentando o respeito pelo meio ambiente.

Resultam as singularidades de cada geografia, os seus costumes, as suas comidas, as suas gentes e os seus ofícios. Assim se quer o Província Sonora, um espaço de partilha, de aprendizagem e, sobretudo, de chamada de atenção para outros sons, outras formas de vida, outro respeito pelo meio envolvente. Num formato aberto e líquido, num diálogo vivo entre os meandros de duas artes tão antigas quanto o homem conhece: a Natureza e a Música.

PROGRAMAÇÃO:

2 Junho – Dalila Teixeira + Melissa Fontoura; António Rosado – Cabeceiras de Basto

18 Junho – António Rosado e Filipe Quaresma – EPABI, Covilhã

30 Junho – Nuno Inácio e Paulo Pacheco – Teatro Municipal da Covilhã

30 Junho – Ensemble Provinciano + NEFUP – Reitoria, Porto

4 a 6 Julho – Dalila Teixeira + Melissa Fontoura | Clarinetes Ad Libitum + Sociedade Filarmónica de Vilarchão | João Diogo Leitão | Miguel Borges Coelho + Marta Zabaleta | L’Effeto Ensemble | Ensemble Provinciano + OS Ceifeiros de Cantelães + Adir – Vieira do Minho

13 Julho – Clarinetes Ad Libitum – Macedo de Cavaleiros

15 Julho – Clarinetes Ad Libitum – Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar Todos os concertos são de entrada livre

https://www.youtube.com/watch?v=b5_gfrITfVY