Finalistas de Design do Produto do IPVC criam produtos usando folha de pedra

Roupa, sapatos, acessórios, móveis e talheres são alguns dos produtos que um grupo de alunos do 3.º ano do curso Design de Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) desenvolveu no âmbito do projeto Lapisfolies, utilizando a folha de pedra. A ideia original era aplicar a folha de pedra em novos conceitos. Vão agora apresentar o resultado a uma feira internacional de tecnologia na Turquia.

O desafio para que utilizassem a folha de pedra e a aplicassem em novos conceitos foi lançado pelos docentes Ermanno Aparo, Liliana Soares e Manuel Ribeiro e prontamente aceite pelos alunos.

Um dos objetivos do projeto foi, de acordo com o IPVC, o de “dar aos alunos a oportunidade de alcançarem a leitura e a interpretação do material“, adianta a docente do curso de Design Liliana Soares, que sublinha ainda que se tratou de uma “oportunidade importante de dar a conhecer o material às empresas que colaboraram com os alunos no projeto”.

Lapisfolies, revela a docente “interpreta a folha de pedra orientando o design de materiais para novas aplicações, numa realidade à procura de qualidades locais, sustentabilidade e renovação”.

No âmbito do Design do Produto, Liliana Soares acrescenta que “foi utilizada a metodologia da cross-fertilization que permitiu que os estudantes interpretassem as inovações que disputam do mundo da investigação para criarem novos produtos”.

Ao todo foram apresentados cerca de 32 protótipos, “muitos desenvolvidos em colaboração com empresas – quer de carácter industrial quer de natureza artesanal – da região do Norte de Portugal, em particular do distrito de Viana do Castelo”.

Os resultados do projeto serão apresentados pela equipa de docentes na International Conference on Tecnology (IConTech) que se realizará entre os dias 16 e 19 de novembro, em Ankara, na Turquia

A empresa ValeuOptimized é especializada no vStone, um produto de folha de pedra muito versátil e que permite desafiar alguns dos paradigmas do uso da pedra natural em todos os segmentos de aplicação, permitindo a criatividade e o desenvolvimento de novas soluções de design.

Notícias relacionadas