Um homem de 48 anos foi detido, no dia 9 de outubro, pelo pelo crime de violência doméstica contra os pais idosos, no concelho de Braga.
Em comunicado, a GNR refere que, no âmbito de uma denúncia pelo crime de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se ao local onde desenvolveram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência psicológica sobre os pais, de 81 e 78 anos de idade.
“No decurso da ação, apurou-se que o suspeito terá tentado provocar um incêndio na habitação, ao mesmo tempo que ameaçava as vítimas com o recurso a uma arma branca“, refere aquela força policial.
A ação culminou na sua detenção em flagrante delito e na apreensão da referida arma.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Braga, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A GNR relembra que violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número europeu de emergência: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.