O Fórum Braga vai receber, de 4 a 6 de outubro 2024, a II Convenção Internacional de Alcoólicos Anónimos.
Com a participação de um técnico de saúde com experiência na área do alcoolismo, um membro de Al-Anon, associação de familiares e amigos de alcoólicos, e de um membro de Alcoólicos Anónimos, o evento tem como objetivo acolher a diversidade dos membros de Alcoólicos Anónimos, as suas famílias e todos os participantes.
Passaram vinte anos desde a 1ª. Convenção Internacional de Alcoólicos Anónimos de Portugal. Foi a 10 de junho de 1935 em Akron, EUA, que se realizou a primeira reunião em que dois alcoólicos procuraram ajudar-se mutuamente. Desde então a mensagem de esperança da recuperação do alcoolismo expandiu-se, chegando presentemente a mais de 180 países e ajudando cerca de dois milhões de alcoólicos, em mais de 125.000 grupos que se reúnem regularmente.
Alcoólicos Anónimos (AA) é uma comunidade de pessoas que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros a se recuperarem do alcoolismo.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de AA não é necessário pagar taxas de admissão nem quotas.
Em Portugal, Alcoólicos Anónimos mantêm ativos 97 grupos. Além de reuniões em português, há também reuniões em inglês, alemão e russo, distribuídas pelo Continente e Regiões Autónomas, levando ao alcoólico que ainda sofre uma mensagem de esperança.