O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a alertar para uma “anomalia na temperatura”, que se vai manter durante a próxima semana, com valores da temperatura máxima a ultrapassar os 30º.
Depois de no passado fim de semana (em particular dias 29 e 30 de abril) se terem verificado temperaturas elevadas e acima dos valores normais para a época, também esta semana está a sentir temperaturas acima dos “valores normais” para a época.
Segundo o IPMA, esta situação deverá persistir até, pelo menos, meados do presente mês de maio, devendo corresponder a uma onda de calor, que poderá assim ter uma duração aproximada de, pelo menos, 10 dias.
Na próxima semana as anomalias de temperaturas serão em geral da ordem de 3 a 6 °C, atingindo-se anomalias de 6 a 7 °C no nordeste do território e de 1 a 3 °C na faixa costeira.
Os valores da temperatura máxima poderão atingir valores na gama de 30 a 35 °C no Interior e vales do Tejo e do Sado, e valores de 25 a 30 °C no resto do território, podendo ser ligeiramente inferiores na faixa costeira. Neste momento prevê-se que 2ª feira, 9 de maio, seja o dia mais quente. Em todo o território a temperatura mínima terá valores entre 12 e 17 °C.
O tempo será em geral seco, havendo, contudo, a possibilidade de ocorrência pontual de aguaceiros, em especial a partir do meio da próxima semana e mais prováveis no interior Norte e Centro.