No primeiro semestre de 2024 o número de portugueses, residentes no continente, com 15 ou mais anos, que afirmaram ouvir rádio pela Internet, chegou aos 3 milhões e 526 mil.
De acordo com a Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR), citando a Marktest, este número representa 41% do universo em análise pelo Bareme Rádio e é o valor mais elevado desde que este indicador começou a ser analisado, o que remonta a 2013.
Segundo a Marktest, “a idade apresenta-se como a variável com maior heterogeneidade de comportamentos, com os indivíduos entre os 25 e os 54 anos a apresentarem um valor 5 vezes e meio mais alto do que os indivíduos com mais de 64 anos (62,2% e 11,2% respetivamente).”.
Ainda de acordo com a informação divulgada, a classe social é outra variável que regista um comportamento diferenciado, sendo que os valores baixam de forma gradual de um máximo de 62,2% entre os indivíduos da classe alta e média alta para um mínimo de 16,7% entre os indivíduos da classe baixa.
Importa referir que esta análise é feita com base nos resultados do primeiro semestre de 2024 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no continente,
com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. A recolha foi efetuada entre janeiro e junho de 2024.