A tempestade Kirk assolou o norte do país, esta madrugada e manhã de quarta-feira, tendo sido contabilizadas mais de 1300 ocorrências, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Em Vieira do Minho foram várias as ocorrências registadas, desde quedas de árvores e ramos, deslizamentos de terras e quebras de energia.
Segundo António Cardoso, presidente da Câmara de Vieira do Minho e responsável pela Proteção Civil Municipal, a noite foi “complicada” devido ao alerta laranja para a chuva e vento forte. O autarca parabenizou a atuação da Proteção Civil:
[declarações de António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho]
Nuno Monteiro, coordenador municipal da Proteção Civil do Município, revelou, à RAA, que as últimas horas foram de bastante trabalho para a Proteção Civil, que tentou chegar a todas as ocorrências que apareceram. A esta hora [11:25] não há, em Vieira do Minho, vias interditas, estando a ser ultimadas as últimas limpezas de árvores e terra que tinham caído nas estradas, mas que não obrigaram ao seu encerramento.
[Nuno Monteiro, coordenador municipal da Proteção Civil Municipal]
O responsável apela ao cuidado da população e automobilistas, para que, sendo possível, evitem sair para a rua e para que circulem com cuidado.
Qualquer ocorrência deve ser reportada para o número da Proteção Civil Municipal: 253 649 270.