“Caminhos para a sustentabilidade do Turismo: Em Portugal e na região norte” é o tema da mesa-redonda que a Associação Empresarial de Braga e a Universidade Católica Portuguesa vão promover no próximo dia 29 de março, pelas 11h00, na Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

O evento pretende ser um espaço de partilha de conhecimento sobre a temática da sustentabilidade do Turismo, no contexto nacional e regional. Para o efeito, conta com a participação do Secretário de Estado, do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e outros oradores convidados.

Em Portugal e na nossa região o Turismo tem crescido de forma rápida e consistente, desempenhando hoje um papel central na nossa economia e sociedade. Mas a preocupação com a sustentabilidade do turismo tem de estar presente nas nossas ações, pois torna-se hoje essencial à evolução do setor e, também, um fator de atratividade e competitividade”, afirma o Presidente da AEB, Daniel Vilaça.

Carla Cardoso, coordenadora dos estudos em Turismo da Universidade católica, refere que “O turismo é uma indústria fundamental para Portugal e para a região norte, mas também pode ter um impacto negativo significativo no meio ambiente, na cultura local e nas comunidades. Para garantir a sustentabilidade do turismo, é necessário adotar práticas e políticas que equilibrem os interesses económicos, sociais e ambientais a longo prazo. Esta mesa redonda vai permitir debater e apresentar algumas ideias para a sustentabilidade do turismo em Portugal e na região norte”.

Programa:

11h00 | Sessão de abertura

– Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga

– Daniel Vilaça, Presidente da Associação Empresarial de Braga

– João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica

11h15 | Keynote Speaker,

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

11h45 | Painel: Caminhos para a sustentabilidade em Portugal e

no Norte de Portugal

Moderador: Rui Marques, Associação Empresarial de Braga

Oradores:

– Carla Pinto Cardoso, Universidade Católica Portuguesa

– Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal

– Beraldino Pinto, Vice-Presidente da CCDR-N

– Varico Pereira, Confraria do Bom Jesus

12h35 | Debate

12h45 | Sessão de Encerramento

– D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga

Este debate integra o projeto “Braga: Cidade Autêntica” promovido pela AEB, em parceria com o Município de Braga. Cofinanciado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade no Turismo, este projeto pretende promover um programa estruturado de intervenções que assegurem uma atividade turística social e ambientalmente sustentável, procurando promover uma maior e melhor integrações entre os residentes e turistas, melhorando a qualidade de vida dos residentes e promovendo uma maior retenção de valor para a comunidade em resultado da atividade turística.

A participação nesta mesa redonda é gratuita, mas sujeita a inscrição no link disponibilizado nos sites dos organizadores.