O município de Terras de Bouro vai dar continuidade à parceria com o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro para a disponibilização de uma técnica de Terapia da Fala no ano letivo 2023/2024.
A terapeuta da Fala do Município, Marta Silva, apoia atualmente um total de 154 alunos nas várias modalidades de atendimento.
O programa de Promoção de Competências Linguísticas e Fonológicas tem como público-alvo os alunos finalistas dos Jardins de Infância e os alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.
Este programa tem como objetivo trabalhar bases essenciais para a aquisição da leitura e da escrita, através da estimulação das competências linguísticas (semântica, morfossintaxe, fonologia e pragmática) e metalinguísticas (consciência semântica, morfossintática e fonológica) pré-escolares.
É realizada uma sessão semanal em cada Jardim de Infância e em cada turma do 1.º ano com duração média de 45 minutos.
Usufruem deste programa os alunos dos Jardins de Infância de Moimenta Chorense, Rio Caldo e Gerês e as quatro turmas do 1.º ano do 1.º ciclo (Terras de Bouro, Gerês e Rio Caldo). Este programa é anual.
O programa de Promoção de Fluência e Compreensão Leitora tem como público-alvo os alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Este programa tem como objetivo melhorar a fluência e a compreensão leitora dos alunos do 2.º ano, bases fundamentais para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. É realizada uma sessão semanal em cada turma do 2.º ano com duração média de 45 minutos onde são trabalhadas as áreas supracitadas.
Usufruem deste programa os alunos das três turmas do 2.º ano do 1.º ciclo (Terras de Bouro, Gerês e Rio Caldo). Este programa é anual.
Em comunicado, a autarquia de terras de Bouro, refere que o papel do Terapeuta da Fala na escola tem base numa perspetiva integral, inclusiva, que vê a educação como um lugar de igualdade de direitos e oportunidades. Promovendo assim o respeito pelas diferenças individuais e garantindo aos alunos que, à partida partiam em desvantagem pelas suas dificuldades do foro comunicativo e linguístico, uma maior capacidade de participação nas atividades académicas.