Os bicampeões europeus de futsal foram recebidos, esta manhã, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A seleção conquistou, este domingo, o terceiro título consecutivo de uma grande competição do futsal, depois de ter vencido dois Campeonatos da Europa, em 2018 e 2022, e o Mundial de 2021.
“Um europeu, um mundial e um europeu não caem do céu“, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, ressalvando que a seleção é um exemplo de trabalho árduo e dedicação.
O Presidente da República Portuguesa fez uma analogia de como o futsal é um exemplo, “é um estímulo para o país, estamos a entrar numa fase em que temos à nossa disposição não propriamente o que se tem dito… o paraíso; mas temos muito fundos europeus. Também aqui nós não temos para além do apito final, não temos mais fundos, ou ganhámos ou perdemos, como aconteceu convosco. Ou ganhávamos até ao termo do jogo ou perdíamos. É uma boa inspiração para o período em que estamos a entrar. Muito obrigado por mais uma alegria que deram a Portugal“.
“Às vezes falha-nos o heroísmo do dia a dia, mas nos momentos cruciais estamos à altura dos desafios, podemos estar a perder, damos a volta, não quebramos“. “Fomos muito portugueses” porque “lutámos, soubemos esperar, não perdemos a cabeça, mantivemos a motivação, sustentámos a garra e ganhámos“.
[João Matos, capitão]
“Não há duas sem três“, disse João Matos, capitão da seleção. “A grandes batalhas são dadas a grandes guerreiros. E aqui estão sensivelmente 30 guerreiros”
Marcelo Rebelo de Sousa quis ainda deixar uma mensagem a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol que “tem feito a diferença“. “Em 98 anos da FPF nós tínhamos conquistado 15 títulos europeus e mundiais. Nos seus mandatos, nos últimos 10 anos, conquistámos 15 títulos europeus e mundiais. São tantos como em toda a restante história. Fez a diferença, porque criou um espírito de família, preparou, soube organizar as estruturas, escolher as pessoas certas e apoio-vos em todos os minutos. E continuamos a acreditar que vai trazer mais títulos“.
https://twitter.com/selecaoportugal/status/1490669564664950789?cxt=HHwWisC59caE9q8pAAAA