Novo diretor executivo do SNS é filho de um vieirense

António Gandra d’Almeida é o novo Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Com origens familiares no Minho, o pai é de Vieira do Minho e a mãe tem raízes em Ponte da Barca, concelhos onde ainda mantém família.

Tenente-Coronel Médico, António Ganda d’Almeida, de 44 anos, foi o escolhido para ser o novo diretor-executivo do SNS segundo anunciou, esta quarta-feira, o Ministério da Saúde. 

O novo Diretor Executivo é Tenente-Coronel Médico dos quadros permanentes do Exército português e ocupa o cargo de Comandante do Agrupamento Sanitário e mantém atividade assistencial hospitalar e pré-hospitalar.

Da sua especialização académica e profissional destaca-se a formação complementar na Academia Militar, uma Pós-Graduação em Saúde Militar, o mestrado European Master in Disaster Medicine e a especialidade em Cirurgia Geral, bem como a Competência em Gestão de Serviços de Saúde, Emergência e Medicina Militar pela Ordem dos Médicos.

Durante o seu percurso profissional esteve colocado em diferentes unidades e órgãos do Exército e no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) com funções de chefia e de coordenação. Da sua folha de serviços constam seis louvores, concedidos por membros do Governo, bem como por altas patentes das Forças Armadas.

Foi responsável pelas Vias Verdes da Região Centro do INEM, desde 2014 até 2019, e esteve à frente da instalação e coordenação da VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Barreiro, entre 2016 e 2018. Desempenhou funções de chefia de equipa em serviço de Urgência e participou em vários eventos multi-vítimas e de catástrofe, com funções de coordenação ou como operacional, a que se somam missões internacionais de apoio humanitário.

[Foto: Exército]

Related Posts