OUGAR lança iniciativa ‘Romarias ao Património’

A OUGAR vai iniciar, no dia 18 de setembro, uma nova iniciativa dedicada à divulgação do património e história do concelho de Vieira do Minho.

As “Romarias ao Património” pretendem levar os vieirenses ao encontro da sua herança milenar, na forma de visitas guiadas por peritos que pretendem divulgar o valor dos múltiplos monumentos e vestígios arqueológicos da nossa região.

Com a primeira atividade desta rúbrica, pretende-se dar a conhecer a importância de dois monumentos únicos que marcam a história de Vieira do Minho: o Castro de Anissó, cujos vestígios datam desde a idade do bronze à era medieval, e o Santuário de Nª Srª da Lapa, em Soutelo, peculiar construção fruto da devoção católica, inserida sob um colosso granítico.

A guiar esta visita, estará o professor Eduardo Pires de Oliveira, investigador do Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa, acompanhado pelos vieirenses Aléssia Barbosa, arqueóloga, e Gustavo Fernandes, estudante no mestrado em Geologia da Universidade do Minho.

No final da visita, conta-se também com a presença de António Barbosa Alves, um popular, que partilhará as histórias e lendas associadas a estes monumentos.

A atividade tem uma taxa de inscrição simbólica de 1€ e terá início pelas 15h00, na Srª da Lapa, posteriormente percorrendo o recém delineado percurso pedestre PR7 até ao Castro de Anissó.

Notícias relacionadas