Partido Socialista de Vieira do Minho anuncia “Que o novo Centro de Saúde é uma certeza!”

Em nota de imprensa o PS de Vieira do Minho refere que nas últimas semanas, o Governo do Partido Socialista oficializou o mapeamento do novo Centro de Saúde de Vieira do Minho no Programa Operacional Regional do NORTE 2020.  Trata-se de um investimento de mais de 1 milhão de euros, sendo comparticipado em 990 mil euros pelo FEDER.

O Partido Socialista de Vieira do Minho congratula-se com esta decisão do Governo em construir um novo Centro de Saúde em Vieira do Minho, projeto que foi uma das sua bandeiras nas eleições autárquicas de 2017 e que a deputada Sónia Fertuzinhos já tinha anunciado como sendo prioridade, em 23 de setembro de 2019, no âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas.

A estrutura concelhia do PS entende que, agora, cabe ao Município de Vieira do Minho encetaras diligências necessárias para a concretização desta infraestrutura, esperando que o Município esteja à altura das suas obrigações e responsabilidades.

O PS local acrescenta que esta é uma oportunidade que o concelho não pode desperdiçar. Se o Câmara não tiver capacidade negocial para que a ARS assuma os 15% da componente nacional, deverá o Município assumir esse valor. Deverá, pelo menos, negociar que as atuais instalações do Centro de Saúde passe a ser propriedade da Câmara. Importa realçar que, para o PS, o novo centro de saúde, para além de implantado numa zona com bons acessos, deveria ser edificado num terreno mais amplo, fora do miolo da malha consolidada, que permitisse adaptar e expandir o mesmo a novos usos que no tempo surjam.

O local escolhido, e proposto à ARS, para implantação do novo centro de saúde é uma má opção. O novo centro de saúde, para além de implantado numa zona com bons acessos e zona de parque de estacionamento, deveria ser edificado num terreno mais amplo, que permitisse adaptar e expandir o mesmo a novos usos que no tempo surjam.

O PS de Vieira do Minho várias vezes questionou o atual executivo sobre qual o terreno escolhido para implantar o novo centro de Saúde, mas o tema era tabu e nunca foi esclarecido. Quando decisões desta importância são tomadas por uma só pessoa, o resultado obtido nunca pode ser bom.

A finalizar o Partido Socialista de Vieira do Minho refere que cabe agora ao Município de Vieira do Minho encetar as diligências necessárias para a concretização desta infraestrutura, esperando o PS que o Município esteja à altura das suas obrigações e responsabilidades pois esta é uma oportunidade que o nosso concelho não pode desperdiçar.