No próximo domingo, Portugal elege, em 22 círculos eleitorais, os próximos 230 deputados da Assembleia da República. São 21 as forças políticas concorrentes e mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro que são chamados votar.

Em Portugal, as urnas abrem às 8h e encerram às 19h. De acordo com as recomendações do Governo e da DGS, as pessoas que não estejam infetadas com a Covid-19 devem deslocar-se às urnas até às 18h. A partir dessa hora, e até às 19h, devem votar apenas pessoas confinadas e infetadas com o novo coronavírus.

Lembrar que, em Vieira do Minho, as secções de voto estarão nos locais habituais, com exceção da freguesia de Salamonde que, por uma questão de mobilidade, vai ter as suas seções de voto nas antigas instalações da escola primária.

Nas últimas semanas, doentes, internados, confinados, presos e pessoas no estrangeiro já efetuaram o seu voto.

No dia 23 de janeiro, aconteceu também o voto em mobilidade. Quem, por algum motivo, se tenha inscrito no voto antecipado em mobilidade, e não tenha conseguido ir votar nesse dia, pode fazê-lo normalmente dia 30, na mesa de voto onde está recenseado.

Os eleitores portugueses recenseados no estrangeiro que tenham optado pelo voto presencial para a eleição da Assembleia da República devem dirigir-se amanhã e domingo às embaixadas e postos consulares onde decorrerá a votação presencial. No dia 29, a votação decorrerá entre as 8h e as 19h locais em todos os continentes. No dia 30, o horário mantém-se em todos os locais à exceção do continente americano, onde a votação tem início às 08h00 e encerra entre as 12h00 e as 17h00, consoante o local. A lista dos horários de votação nas embaixadas e postos consulares está publicada no site da Comissão Nacional de Eleições.

Quais são as forças políticas concorrentes às eleições legislativas?

A nível nacional, são 21 as forças políticas a ir a votos em 30 de janeiro, o mesmo número do que em 2019.

Entre partidos e coligações, concorrem. PSD, PS, BE, CDS-PP, PAN, Aliança, Chega, Iniciativa Liberal, Ergue-te, ADN, PCTP-MRPP, PTP, Livre, RIR, MPT, Nós, Cidadãos!, MAS, JPP, PPM e o Volt Portugal.

A coligação #ESTAMOSJUNTOS, de PPM e PURP, foi rejeitada pelo Tribunal Constitucional.

No distrito de Braga, são 17: Partido Trabalhista Português, Volt Portugal, Iniciativa Liberal, CHEGA, PSD, Partido da Terra, PAN, Juntos pelo Povo, #ESTAMOSJUNTOS, PS, Ergue-te, RIR, CDS-PP, Movimento Alternativa Socialista, CDU, BE, Aliança e Livre.