Póvoa de Lanhoso comemorou 730 anos de concelho

Em dia de sol, mas a lembrar que o outono chegou, o concelho da Póvoa de Lanhoso festejou os 730 anos, no passado domingo, 25 de setembro. A homenagem a personalidades e entidades locais, a recriação da Leitura da Carta de Foral e a inauguração dos melhoramentos no Campo de Futebol de Serzedelo, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, são momentos que marcam as celebrações deste ano.

Com os olhos postos no futuro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, antecipou novos desafios, decorrentes da conjuntura económica, defendendo que, “mais do que nunca, as nossas instituições e espírito de solidariedade precisam de funcionar e prestar à comunidade o serviço a que se destinam”. Para o autarca, “a boa cooperação das forças vivas do nosso concelho”, nos momentos de dificuldade que se avizinham, é fundamental e insubstituível para assegurar às famílias Povoenses as condições de que precisam assegurar para superar esta fase. “Dos autarcas, da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, assim como das Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia, espera-se cooperação e capacidade de encontrar soluções a bem dos nossos conterrâneos“, sublinhou ainda Frederico Castro, no decorrer da Sessão Solene evocativa do Dia do Concelho, o momento, por excelência, de reconhecimento a Povoenses e instituições pelo importante papel que tiveram e têm na construção do concelho e pelo contributo dado, nas mais diversas áreas, para a consolidação da identidade Povoense.

Este ano, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso decidiu homenagear o antigo autarca Povoense, Agostinho do Rosário; um dos artistas plásticos mais proeminentes do concelho, Domingos Silva; a Escola Prof. Gonçalo Sampaio, pela passagem dos seus 50 anos; e o CAPA – Clube de Adoção e Proteção de Animais, que, através de pessoas voluntárias, defende a causa animal no concelho.

Mas as homenagens não ficaram por aí, já que, no Largo Barbosa e Castro, no exterior da Casa da Botica, teve lugar uma bonita e emotiva homenagem póstuma a Lino Gravia, a principal figura do teatro amador Povoense, cujo nome também ficou gravado no Pátio dos Artistas.

Da parte de tarde, a inauguração dos melhoramentos no Campo de Futebol de Serzedelo contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia. A intervenção realizada, da qual se destaca a colocação de um piso sintético, vem trazer condições condignas para a prática de desporto ao recinto desportivo utilizado pelo ACD Serzedelo, equipa que milita na I Divisão Distrital da Associação de Futebol de Braga.

Já na Praça Eng. Armando Rodrigues, no intervalo da atuação do grupo musical Até Qu’Enfim, foram inúmeros os Povoenses que se aproximaram para assistir à recriação histórica da Leitura da Carta de Foral, momento que encerrou com chave de ouro as comemorações do Dia do Concelho, cujo programa englobou ainda a Caminhada do Dia do Concelho e a Feira de Velharias, bem como a cerimónia do Hastear da Bandeira.

Notícias relacionadas