Póvoa de Lanhoso recebe a 1.ª edição do Torneio Internacional de Petanca

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai organizar, pela primeira vez, uma prova de Petanca, no próximo sábado, dia 20 de Abril, pelas 9h30.

O espaço escolhido foi uma área contígua ao local onde se realiza a Feira Semanal, no centro da vila povoense, um local que, segundo a autarquia, reúne as condições mais adequadas para a melhor prática desta modalidade.

Neste torneiro de Petanca Dublete estão inscritos/as inúmeros/as jogadores/as oriundos/as de vários pontos do país, de Espanha e de França, prevendo-se que o número ultrapasse os/as 130 participantes.

Haverá prémios para todos/as e o/a vencedor/a irá receber um troféu em filigrana no valor de 1000€ e o/a segundo/a classificado/a um troféu em filigrana no valor de 500€.

O elemento filigrana inserido nos troféus, além de lhe conferir distinção, pretende destacar esta arte secular originária da Póvoa de Lanhoso, característica e definidora da identidade histórica e cultural do concelho, que no ano passado foi inscrita no “Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”.

Recentemente, realizou-se o 1.º Torneio Regional da Associação de Petanca da Zona Norte e o 2.º Torneio, que será organizado pela Casa do Pessoal da RTP, é a próxima competição oficial marcada a norte. Agendadas estão mais três “provas abertas”, sendo uma delas esta, que a Póvoa de Lanhoso vai receber.

Com origem em França, a Petanca é um jogo ao ar livre que consiste no lançamento de bolas metálicas com o objetivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira. Este é um desporto simples, mas que exercita capacidades mentais e físicas que vão para além das exigidas num simples passatempo, criando-se oportunidade para os/as praticantes desenvolvem capacidades como a concentração, habilidade, inteligência ou a paciência.

Related Posts