O preço do cabaz alimentar da DECO proteste subiu 1,56 euros desde a semana passada, ficando, atualmente, nos 238,5 euros.
Entre 1 de janeiro e 2 abril de 2025, o preço do cabaz aumentou 2,33 euros (0,99%). Quando comparado com o mesmo período do ano passado, registou-se uma subida de 0,7 euros (0,29%).
Trata-se de um cabaz constituído por 63 produtos alimentares essenciais, que inclui carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como peru, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre outros.
Os douradinhos de peixe foram o produto que mais subiu desde a semana passada, aumentando 19%. Seguiram-se os cereais de fibra, com uma subida de 9%, e couve-coração e maçã Golden, com 8%. Porco febras e cenouras subiram 7%, o atum posta em óleo vegetal, queijo curado fatiado embalado e salsichas Frankfurt aumentaram 6%. O fiambre perna extra fatiado embalado aumentou 5%.
Quando falamos dos produtos que mais aumentaram de preço desde o início deste ano, o destaque vai para os ovos com um aumento de 0,44€.
As simulações de preços também podem ser feitas aqui: https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/supermercado/simule-e-poupe/supermercados-online-qual-vende-mais-barato