PS afirma que população de Anissó/Soutelo está “preocupada com exploração de granito”

O PS de Vieira do Minho visitou, no passado domingo, dia 22/01/2023, as freguesias de Anissó e Soutelo.

Em comunicado, Pedro Pires, presidente do PS de Vieira do Minho, afirma que ouviu, da parte da população, uma enorme preocupação com a extração de granito nos montes das freguesias, afirmando que “o cenário encontrado […] é desolador e motivo de enorme preocupação“.

Sendo o turismo uma atividade económica importantíssima para a economia local, e sabendo nós que um dos pontos fortes do concelho é o património natural, termos os nossos montes a serem descaracterizados desta forma é uma irresponsabilidade e uma contradição inexplicável“, referiu Pedro Pires.

[fotos: PS]

O líder da concelhia socialista acrescentou ainda que “se queremos apostar no turismo de natureza temos de preservar e valorizar as nossas paisagens e não destruí-las. Aquilo que se vê nos montes de Anissó, Soutelo, e até de Tabuaças, é lamentável, independentemente da legalidade da atividade aí desenvolvida”.

O PS considera que esta situação se revela “ainda mais desoladora e lamentável quando se sabe que parte desta destruição dos montes acontece em terrenos baldios, que são administrados pela Junta de Freguesia. As imagens de satélite dos últimos 10 anos mostram bem o avanço desta destruição“.

[imagens: PS]

Para os socialistas, a “Câmara Municipal e a Junta de Freguesia deveriam ter outro tipo de cuidado e limitar o desenvolvimento deste tipo de atividade, que tantos danos causa ao nosso património natural“.

A comitiva do PS que visitou a freguesia foi composta por Pedro Pires, Presidente do PS de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira e Rui Mangas, vereadores e membros do Secretariado Concelhio, Vânia Cruz, Sameiro Carvalho, Domingos Cerqueira e Manuel Cruz, membros do Secretariado Concelhio e, ainda, Jorge Vieira, eleito da Assembleia de Freguesia de Anissó e Soutelo.

[fotos: PS]

Notícias relacionadas