Os candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga vêm, em comunicado, “reafirmar ao povo de Barcelos que a construção do novo Hospital de Santa Maria Maior nunca esteve em causa e vai ser uma realidade“.

Na posse de “informações seguras“, o PS afirma que o atual Governo, através do Plano Plurianual de Investimentos 2021/2030 do Ministério da Saúde, prevê um investimento total de 95,065 milhões de euros na execução do projeto.

O partido ressalva que “nas últimas horas o nosso cabeça de lista e deputado à Assembleia da República, José Luís Carneiro, obteve da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) a informação de que estão em marcha os procedimentos administrativos necessários ao ajustamento do caderno funcional e ao projeto de arquitetura da nova unidade hospitalar“, acrescentando, no mesmo comunicado, que “Concluído este trabalho, a executar pela mesma equipa de consultores e projetistas que em 2008 foram escolhidos, a ARS Norte ficará em condições de submeter uma candidatura a fundos europeus ao abrigo do Portugal 2030 junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional“.

O Partido Socialista defende que “até final de maio a ARS Norte conta receber o novo programa funcional, iniciando depois disso os procedimentos necessários à instrução de uma candidatura enquadrável no novo programa operacional regional 2021/2030“.