Quando vai ser vacinado? Veja aqui a tabela com as previsões da task force em função da idade

Task force avançou com uma previsão sobre quando serão vacinadas as várias faixas etárias. Quem tem 30 anos ou mais deve estar vacinado até setembro e atinge-se a imunidade de grupo.

Todas as pessoas com 30 anos ou mais vão estar vacinadas contra a Covid-19 (pelo menos com a primeira dose) até setembro, anunciou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force responsável pela campanha de imunização, na reunião no Infarmed entre especialistas, o Governo e os decisores políticos.

Numa tabela apresentada esta terça-feira, o vice-almirante confirmou que a campanha de vacinação com a primeira dose contra a Covid-19 na faixa etária dos 80 anos ou mais foi dada como terminada a 11 de abril e que todas as pessoas elegíveis para vacinação com 70 a 79 anos devem estar inoculadas (no mínimo com a primeira dose) até ao próximo domingo

Nas contas da task force, a faixa etária dos 60 anos deve estar vacinada pelo menos com a primeira dose até 23 de maio, na faixa etária dos 50 anos será até 13 de junho e a administração de pelo menos a primeira dose a quem está na casa dos 40 anos deve estar concluída a 01 de agosto.

De qualquer modo, a administração de pelo menos a primeira dose nas três faixas etárias mais velhas (que engloba os indivíduos com 60 anos ou mais) equivale a proteger o grupo da população onde foram registadas 96,04% das mortes por Covid-19, o que também aliviará a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde.