Rali de Vieira do Minho decorre a 29 e 30 março e conta com várias novidades

Sete PEC e uma city stage compõem o Rali de Vieira do Minho 2024 que sai para a estrada a 29 e 30 de março. A edição deste ano conta com várias novidades, que pretendem reforçar a presença desta prova no panorama desportivo.

A conferência de imprensa de apresentação do evento decorreu na manhã desta terça-feira, 19 de março, com a presença do presidente da Câmara Municipal António Cardoso e com o presidente do Motor Clube de Guimarães, Emanuel Moreira.

O primeiro dia do rali conta com duas PEC, que vão da zona de Zebral até à nascente do Ave, terminando na aldeia de Agra. A primeira passagem está agendada para as 15H28, a segunda para as 18H26.

Sábado de manhã, a PEC 3 – Senhora da Fé 1 arranca pelas 10H03, com PEC 4 – Campo de Tiro 1 agendada para meia hora mais tarde.

A super especial no Parque dos Moinhos que, habitualmente, se realizava na noite de sexta-feira vai acontecer no sábado ao final da manhã (11h50). Esta é uma das novidades da edição de 2024 e que vai ao encontro da vontade dos pilotos em edições passadas. Segundo Emanuel Moreira, do Motor Clube de Guimarães, organizador da prova, os pilotos ansiavam por “uma vertente mais desportiva e competitiva” no primeiro dia do rali.

Depois da super especial, é tempo da pausa para almoço, que foi também ela alargada, de forma a permitir que as pessoas que estão nas zonas espetáculo possam descer até à vila e circularem pelo comércio local, estimulando assim a economia vieirense. De acordo com António Cardoso, presidente do município, dinamizar o concelho e a sua economia é um dos objetivos da realização desta prova. Referiu ainda que o retorno costuma ser mais elevado no Rali de Vieira do Minho em comparação com o Rally de Portugal, uma vez que o Rali de Vieira do Minho realiza-se inteiramente no concelho, incluindo no centro da vila, não apenas na Serra da Cabreira.

A PEC 6 – Senhora da Fé 2 arranca pelas 14h20. Meia hora mais tarde tem início a PEC 7 – Campo de Tiro 2, que é a última classificativa do rali.

Terminadas as 7 PEC, haverá ainda uma City Stage no Parque dos Moinhos, agendada para as 16H07, que não contará para a classificação da prova, mas que será o final do Rali de Vieira do Minho.

Outra das novidades deste ano são os prémios monetários para os vencedores. À semelhança do que chegou a acontecer em provas no passado, os vencedores – da City Stage, do rali no geral, do campeonato Promo, Clásssicos e Start – terão direito a prémios monetários. Um dos grandes objetivos, refere a organização, é atrair ainda mais pilotos para a prova.

E por falar em pilotos, ainda não é conhecida a lista de inscritos, mas até ao momento estão confirmados entre 50 e 60 carros, alguns de renome nacional e internacional. A lista final deverá ser conhecida no início da próxima semana.

Uma outra novidade é a vertente ambiental do Rali de Vieira do Minho deste ano. De forma a mitigar o impacte dos carros em prova, o Motor Clube de Guimarães e a Câmara Municipal de Vieira do Minho procederam à plantação de várias árvores na Serra da Cabreira. Nos dias da prova serão colocados caixotes do lixo em todos os locais de assistência e no centro da vila. Também no parque de assistência serão colocados contentores para que as equipas possam reciclar os materiais. Tapetes ambientais serão ainda usados para que, no momento dos reabastecimentos, não se derrame gasolina no solo.

A edição 2024 do Rali de Vieira do Minho será a mais longa dos últimos anos, com mais 10km, aproximando-se assim do formato nacional de ralis. A classificativa mais comprida será a do Campo de Tiro com cerca de 15km.

O Rali de Vieira do Minho decorre a 29 e 30 de março de 2024 e terá, como é habitual, uma cobertura especial através da Rádio Alto Ave.

Related Posts