O relatório sobre a requalificação da Estrada Nacional 103, que liga Braga a Vieira do Minho, (que decorreu de uma petição pública), foi, esta quarta-feira, 30 de outubro, aprovado por unanimidade em Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação.
Esta aprovação significa que, na fase seguinte, a Assembleia da República recomendará ao Governo a consideração desta obra nos próximos anos, tal como explica o eng. Jorge Guimarães Dias:
[Eng. Jorge Guimarães Dias em declarações à RAA]
Esta obra é há muito desejada e esperada pelas populações dos concelhos que a EN103 atravessa, tendo sido mesmo criada uma petição, cuja adesão foi muito positiva:
[Eng. Jorge Guimarães Dias em declarações à RAA]
A EN 103 é uma via com bastante tráfego diário. De todo o traçado da EN 103, o trecho entre Braga, Póvoa de Lanhoso e ligação ao Gerês em Vieira do Minho, “é aquele que atingiu os limites da sua capacidade funcional, registando índices de sinistralidade muito elevados a que correspondem graves custos económicos e sociais“, refere a petição entregue no Parlamento.
Por estes motivos, “é urgente Requalificação da EN 103 entre Braga e Vieira do Minho/Gerês para um nível de serviço adequado, com perfil de via rápida, dotada de separador central rígido, com variantes aos aglomerados atravessados mais importantes e demais adequadas características técnicas e funcionais“, diz a petição, acrescentando que deve ser incluido o acesso direto às zonas do Hospital de Braga, da Universidade do Minho e do Nó de Infias, nó rodoviário este que permite a conexão com a estação de Caminho de Ferro e as auto-estradas A3 e A11, sem que o labiríntico centro de cidade de Braga seja percurso obrigatório.