Requalificação da Ponte do Bôco deverá avançar em breve. Amares já aprovou obra [áudio]

O início das obras de requalificação da Ponte do Bôco deverá estar para breve, uma vez que o município de Amares já aprovou a comparticipação de 50% da obra. O anúncio foi feito pelo autarca de Vieira do Minho durante a Assembleia Municipal, ressalvando que na sexta-feira, 30 de setembro, vão reunir com a empresa adjudicada para acertar pormenores.

[António Cardoso, presidente da Câmara de Vieira do Minho]

Em resposta a uma pergunta colocada por Liliane Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Parada de Bouro (onde se encontra a referida ponte), António Cardoso explicou que o município de Amares aprovou, recentemente, em reunião de Câmara a requalificação da ponte, e a respetiva comparticipação de 50%. O atraso do início da obra estava, de acordo com o edil, relacionado com o empréstimo da referida autarquia para realizar a referida obra, mas esse está também já aprovado. Vieira do Minho já tinha realizado essa aprovação – em fevereiro deste ano -, assim como já tinha a verba disponível para o efeito.

António Cardoso não se comprometeu com uma data específica para o inicio dos trabalhos, remetendo essa informação para depois da reunião que vão realizar esta sexta-feira com a empresa que venceu o concurso da requalificação.

Lembrar que o protocolo para a reabilitação e requalificação da Ponte do Bôco – que faz a ligação entre as freguesias de Parada de Bouro, em Vieira do Minho, e de Santa Maria de Bouro, em Amares – foi firmado a 5 de julho de 2021 entre os municípios de Vieira do Minho e Amares.

Trata-se de uma infraestrutura que está encerrada ao trânsito há mais de dois anos devido a questões de segurança, decorrente da sua degradação estrutural. A intervenção prevista visa a reabilitação estrutural desta ponte, possibilitando que a mesma, após intervenção, permita a circulação sem qualquer tipo de restrição de peso.

A Ponte de Bôco, situa-se sobre o Rio Cávado, foi contruída em 1908 e faz ligação entre as freguesias de Parada de Bouro, em Vieira do Minho, e de Santa Maria de Bouro, em Amares, tendo sido a primeira ponte a ser erguida em betão armado no distrito de Braga.

De um só arco e com 33 metros de cumprimentos, é considerada uma das mais antigas pontes de betão armado em utilização no nosso país, e uma das mais velhas da Europa. Foi projetada pelo Arquiteto M. Sebastião Lopes e construída pela empresa dos engenheiros construtores Moreira de Sá & Malevez, concessionários em Portugal do sistema patenteado Hennebique de 1882.

Foi adjudicada à empresa RCF – Rogério Cristiano Fernandes, Engenharia Unipessoal por 409.599€, com um prazo de execução é de 270 dias.

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