Chama-se Rishi Sunak e é o novo primeiro-ministro do Reino Unido. O antigo ministro das Finanças, torna-se assim, à segunda tentativa, o primeiro chefe de Governo não-branco do Reino Unido e o mais jovem das últimas décadas.
Tem 42 anos, é descendente de indianos e hindu praticante, e entrou, este ano, para a 222.ª posição da lista dos mais ricos do jornal Sunday Times, com uma fortuna estimada em 730 milhões de libras (840 milhões de euros no câmbio atual).
Foi, esta terça-feira, declarado líder do Partido Conservador, sem oposição depois da desistência de Penny Mordaunt e do antigo primeiro-ministro Boris Johnson, e deverá ser indigitado chefe de Governo nas próximas horas.
Esta foi uma reviravolta inesperada, depois de ter sido derrotado por Liz Truss, há sensivelmente dois meses, na eleição para a liderança do Partido Conservador é igualmente surpreendente e irónica.
A primeira-ministra Liz Truss demitiu-se na quinta-feira, depois de tentar implementar um programa económico que Rishi Sunak avisou ser “irresponsável”, uma vez que iria aumentar a dívida pública, agravando a inflação e as taxas de juro – algo que veio mesmo a acontecer. O novo primeiro-ministro enfrenta agora uma grave crise económica e financeira, com o Reino Unido à beira de uma recessão e pressionado para cortar a despesa pública.
Simultaneamente, enfrenta a contestação de cada vez mais funcionários públicos, como professores e enfermeiros que pedem aumentos salariais, e do Partido Trabalhista, que tem uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais nas sondagens.