O Centro PINUS e a RESIPINUS, em parceria com o Município de Vieira do Minho e a Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira (APOSC) promovem no dia 28 de setembro, das 10h às 13h, a visita de campo “O Potencial da Resinagem para o Pinhal”, que decorrerá na Serra da Cabreira.
A visita que vai percorrer duas unidades de baldio, da Serra da Cabreira, com pinheiro- bravo vai ser orientada por técnicos das três entidades e tem por objetivo dar a conhecer as motivações e os primeiros resultados desta atividade tradicional ligada ao pinheiro -bravo, uma vez que esta unidade florestal acolhe há dois anos uma iniciativa de resinagem nos seus pinhais. Será, ainda uma oportunidade para debater as opções de gestão do pinheiro bravo mais recomendadas, de forma a compatibilizar a produção de madeira de pinho e resina.
De referir que esta visita tem como público-alvo, proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal. No decorrer da visita haverá também a oportunidade de observar o trabalho da equipa dos resineiros da APOSC.
De salientar, ainda que esta iniciativa, é uma coorganização do Centro PINUS e da RESIPINUS, realizada no âmbito do Projeto Integrado RN21 – Inovação na Fileira de Resina Natural para reforço da Bioeconomia Nacional. Um projeto cofinanciado pela componente 12: Bioeconomia Sustentável do Plano de Recuperação e Resiliência.
A participação é gratuita, devendo os interessados formalizar a sua inscrição até ao dia 27 de setembro através do link https://forms.gle/8A646e1oeDn2SdrM9.