Serra da Cabreira já recebeu XXIV Ferra dos Poldros

Decorreu no dia 2 de julho, a XXIV Ferra dos Poldros na Serra da Cabreira. Este é um evento anual organizado pela ACERG – Associação dos Criadores de Equinos da Raça Garrana, em colaboração com o Município de Vieira do Minho.

Todos os anos, no início do mês de julho, os criadores deslocam-se à Serra para identificar os seus animais. Estes são conduzidos para mangas de maneio ou cercados onde são identificados eletronicamente, através da colocação de um microchip, é efetuada a colheita de sangue aos poldros para determinação do genótipo e controlo de filiação.

Nesta atividade é realizado o seu resenho gráfico e descritivo e os animais são marcados a fogo. É efetuada também a desparasitação interna e externa dos animais e alguns dos poldros são nesta fase desmamados e levados para casa dos seus criadores.

No concelho de Vieira do Minho existem 263 éguas e 28 garanhões, num total de 65 criadores e distribuídos por 25 eguadas.

Os garranos são animais que vivem livremente na Serra da Cabreira, em eguadas de cerca de 10-15 animais, sendo constituídas pelo garanhão, éguas e poldros.

Estes momentos são alturas de grande convívio entre os criadores de garranos, que se têm realizado desde o início dos trabalhos do Livro Genealógico da Raça Garrana, pela ACERG e fazem parte da história do concelho de Vieira do Minho

Notícias relacionadas