A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) inaugurou, no passado dia 25 de janeiro de 2025, o novo Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no centro de saúde de Amares.

Segundo uma nota divulgada pela ULS, esta nova oferta de cuidados de saúde, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amares e a ULS Braga, visa garantir uma resposta mais célere e próxima às necessidades da população de Amares, nomeadamente em situações de doença aguda que surjam fora do horário normal de funcionamento das unidades de saúde locais.

O SAC de Amares representa um passo importante na melhoria da qualidade e acessibilidade aos cuidados de saúde prestados à população. Com este serviço, reforçamos a nossa presença no território e garantimos uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos utentes, especialmente em situações de urgência”, destaca Domingos Sousa, presidente do Conselho de Administração da ULS Braga.

O SAC de Amares funcionará aos sábados, domingos e feriados, entre as 9h00 e as 13h00, e contará com uma equipa dedicada composta por 1 médico e 1 enfermeiro. Os cuidados prestados englobam tratamentos de enfermagem que exijam cuidados inadiáveis, por referência de um profissional de saúde.

A abertura do SAC em Amares é uma medida de grande importância para a população. Este serviço permite-nos estar mais próximos dos nossos utentes, oferecendo cuidados de saúde de qualidade quando mais precisam. É com grande satisfação que vemos este projeto tornar-se uma realidade”, sublinha Rui Macedo, diretor clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.

O atendimento no SAC será feito por referenciação direta da Linha SNS24. “A porta de entrada no SNS continua a ser a Linha SNS24, ou o 112 para casos urgentes, pelo que os utentes devem ligar antes de se deslocarem ao SAC de Amares e a qualquer outro serviço da ULS Braga, para garantir uma resposta adequada, sem prejuízo para si”, reforça Rui Macedo.

A abertura do SAC de Amares é uma das medidas da ULS Braga integrada no compromisso em garantir uma prestação de cuidados de saúde de excelência e de proximidade, contribuindo para uma melhoria contínua da saúde e bem-estar da população da sua área de abrangência.

[foto: ULS Braga]