Slow J, Dillaz, Quim Barreiros e Rosinha marcam presença nas Festas do Enterro da Gata ’24

Slow J, Lon3r Johny, Dillaz e Plutónio são os cabeças de cartaz das Monumentais Festas do Enterro da Gata ’24, tornado público esta terça-feira.

As festividades académicas vão decorrer no Forum Braga de 3 a 10 de maio. O tema reivindicativo deste ano é “A Gata é quem mais ordena”.

2024, ano histórico em que comemoramos 50 anos de liberdade, 50 anos de cor e 50 anos da Academia Minhota… Mais ainda, comemoramos 1 3 5 de Gata. A Gata não quer outra vez arroz; A Gata paga, mas bufa… São tudo temas do passado, mas mais presentes do que nunca. […] Não esquecida do seu passado e perfeitamente consciente da importância do agora para o seu futuro, a jovem irreverente posiciona-se estrategicamente. Este ano, a Gata é quem mais ordena!”, refere a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) em comunicado.

Os cabeças de cartaz são o Slow J, Lon3r Johny, Dillaz e Plutónio. As noites no Gatódromo serão acompanhadas por nomes da música portuguesa, além da animação garantida pelos DJ’s. Os estilos musicais e tipos de artista foram escolhidos de acordo com o que é, de momento, mais ouvido pelos estudantes e pelo momento de auscultação decorrido nas redes sociais, garante a organização.

Ao nível cultural, as Monumentais Festas do Enterro da Gata são antecipadas pelas “Serestas”, atividade em que os grupos culturais percorrem a zona envolvente da Academia Minhota e dedicam serenatas aos estudantes que colocam a sua capa na varanda. Já, no primeiro dia, 3 de maio, será a vez do “Velório” e das “Serenatas” serem o ponto de partida para a semana académica. Além disso, será marcada pela “Imposição de Insígnias” e pela “Missa de Finalistas” durante o dia de sábado, 4 de maio. Na quarta-feira, decorrerá o habitual “Cortejo Académico”.

A “Gata na Saúde” mantém-se nas festividades minhotas, em que estudantes de medicina, enfermagem e psicologia prestam auxílio aos estudantes em situações de mau estar físico e também psicológico. Além disso, há ainda o “Ponto Seguro”, em que é prestado, em caso de necessidade, um apoio especializado a vítimas em risco de abuso, assédio ou qualquer outra situação que necessite de algum tipo de intervenção ou acompanhamento. Este ano mantêm-se também as casas de banho sem género atribuído, sendo a 2ª edição desta medida de inclusão.

Por fim, vai decorrer o “UMEncontro”, em que, pela primeira vez, será em dose. A iniciativa vai proporcionar momentos inesquecíveis à nossa comunidade minhota, especialmente àqueles que mais precisam.

Related Posts