Todas as maternidades da zona Minho vão estar a funcionar sem limitações no fim-de-semana do Natal.

O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo Governo no âmbito da operação “Nascer em Segurança no SNS”, que visa detalhar quais blocos de parto vão estar disponíveis nos períodos de Natal e de Ano Novo.

Os blocos de parto do Hospital de Braga, do Hospital da Nossa Senhora da Oliveira (em Guimarães), do Centro Hospitalar do Médio Ave (em Vila Nova de Famalicão) e da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho (em Viana do Castelo) vão estar abertos tanto no dia 24 como no 25 de dezembro, funcionando sem limitações.

A região do Minho é a única no país em que nenhum dos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vai fechar ou funcionar com condicionamentos.

De acordo com a lista divulgada hoje, são 29 as maternidades que vão estar abertas a nível nacional.

O Governo sublinhou “a importância de, antes do recurso a unidades de saúde, contactar previamente o SNS 24 (808 24 24 24)” ou, em “situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112”.

Na região norte, “todos os 13 blocos de parto irão funcionar de forma ininterrupta”, referiu o Ministério da Saúde:

  • ULS Nordeste, em Bragança;
  • CHTMAD, em Vila Real;
  • ULS Alto Minho, emViana Castelo;
  • Hospital de Braga;
  • Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães;
  • CH Médio Ave, em Vila Nova de Famalicão;
  • CHPV/VC, na Póvoa de Varzim;
  • ULS Matosinhos;
  • CHTS, em Penafiel;
  • CHU São João, no Porto;
  • CHUP, no Porto;
  • CHVNG/E, em Vila Nova de Gaia;
  • CHEDV, em Santa Maria da Feira.

Na região centro, “seis blocos de parto irão funcionar de forma ininterrupta e apenas Guarda terá condicionamentos no dia 24 de dezembro”:

  • CHBV, em Aveiro;
  • CHUC, em Coimbra;
  • CHTV, em Viseu;
  • CH Leiria;
  • ULS Guarda, na noite do dia 24;
  • ULS Castelo Branco;
  • CHUCB, na Cova da Beira.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, hospitais funcionam com alguns condicionalismos:

  • O Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E., o Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E., e o Hospital Distrital de Santarém, E.P.E., “cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso a pelo menos um Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na área de influência dessas unidades hospitalares”;
  • O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, E.P.E., o Hospital Garcia de Horta, E.P.E., e o Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E., “cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso pelo menos a dois Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, na área de influência dessas unidades hospitalares”;
  • O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E., o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central E.P.E., o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E., o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E., o Hospital Beatriz Ângelo, E.P.E., o Hospital de Vila Franca de Xira, E.P.E., e o Hospital de Cascais, “cooperam e partilham recursos no sentido de garantir o acesso pelo menos a quatro Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e aos Serviços/Unidades de Neonatologia, na área de influência dessas unidades hospitalares”.

Na região do alentejo, “dois blocos de parto a funcionar de forma ininterrupta e apenas Beja terá constrangimentos no dia 25 de dezembro”:

  • HES, em Évora;
  • ULS Norte Alentejano, em Portalegre;
  • ULS Baixo Alentejo, em Beja (no dia 25 de dezembro).

Na região do Algarve:

  • Os blocos de parto de Faro e Portimão vão “funcionar de forma ininterrupta”.