A partir de segunda-feira começa a modalidade “Casa Aberta” para os maiores de 80 anos serem vacinados contra a gripe e contra a covid-19.
Esta modalidade permite a quem ainda não foi imunizado dirigir-se a um dos centros de vacinação existentes no país para tomar as referidas inoculações, tal como aconteceu na campanha de vacinação contra o SARS-CoV-2.
O auto-agendamento online para os maiores de 70 anos também se iniciará brevemente.
Também os profissionais de saúde e do sector social que lidam com idosos começam já a receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 na próxima semana, acrescenta.
O objetivo, segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), é acelerar o processo de vacinação de forma a inocular com a maior rapidez possível todas as pessoas a partir dos 65 anos – que são cerca de 2,3 milhões em Portugal e foram consideradas o primeiro grupo prioritário para a dose de reforço, em conjunto com todas as que têm problemas de imunossupressão.
De acordo com a DGS, até à passada terça-feira tinham sido administradas 648 318 vacinas contra a gripe. Deste total, explica, um terço (213 mil) foram administradas pelas farmácias. Que, como noticiado, venderam já 434 mil unidades. A DGS adianta ainda que 163 285 foram em regime de covacinação e que 275 mil utentes receberam doses de reforço contra a covid.
A DGS informou ainda que, no mesmo período, foram “registados 14 165 pedidos de agendamento online de utentes com idade igual ou superior a 80 anos”. Em Portugal, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, contam-se 679 mil pessoas com mais de 80 anos, 48% das quais acima dos 85.