Vacinados deixam de precisar de testes em eventos desportivos, culturais e familiares

As pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias vão deixar de precisar de fazer testes de rastreio à COVID-19 em determinadas situações, como reuniões familiares e eventos culturais, desportivos ou cooperativos, anunciou hoje a Direção Geral de Saúde (DGS).

A norma indica que ficam também dispensados de testes de rastreio periódico os residentes, utentes e profissionais de unidades de cuidados continuados integrados e instituições de apoio a migrantes e refugiados, assim como estabelecimentos prisionais e centros educativos que apresentem esquema completo há mais de 14 dias.

Nos lares de idosos, mantém-se a indicação de realização de testes periódicos aos residentes, utentes e profissionais, independentemente do seu estado vacinal, como medida de proteção adicional para este grupo mais vulnerável.

Nas unidades prestadoras de cuidados de saúde não terão de realizar testes regulares os doentes nem os acompanhantes, desde que tenham o esquema vacinal completo há mais de 14 dias.

Nas restantes situações anteriormente previstas na Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, mantém-se a indicação para a realização de testes independentemente do estado vacinal, como: a realização de procedimentos gerados de aerossóis, antes do internamento hospitalar, nas unidades prestadoras de cuidados de saúde antes da cirurgia eletiva, da admissão para assistência ao parto e da admissão em unidades de cuidados intermédios e intensivos.

Related Posts