Vieira do Minho, a mais jovem freguesia do concelho, assinalou 90 anos

A freguesia de Vieira do Minho comemorou, esta segunda-feira, 29 maio, 90 anos de existência. É a freguesia mais jovem do concelho de Vieira do Minho, e quis assinalar as nove décadas de existência com um programa de animação, mas também de homenagens a personalidades e instituições concelhias.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão de abertura começou com discursos do presidente da Junta de Vieira do Minho, Jorge Humberto Cruzinha, e também do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso. Ambos sublinharam a importância da existência de uma Junta de Freguesia na sede do concelho e do trabalho prestado nos últimos anos.

De seguida, a Junta de Freguesia prestou homenagem a todos os seus ex-presidentes: Domingos Barreiro Silva, Jerónimo Francisco Candeias, António Mendes, Alexandre Marques e Jorge Humberto Cruzinha, agradecendo-lhes o trabalho prestado nos seus mandatos. Foi entregue, aos presidentes presentes ou seus representantes, uma placa de agradecimento.

Um ato simbólico, mas de “extrema importância“, segundo explicou o presidente da Junta, Jorge Humberto Cruzinha.

[Presidente da Junta de Freguesia de Vieira do Minho, Jorge Humberto Cruzinha]

Para além dos presidentes da Junta, outras personalidades foram homenageadas, com a entrega de uma medalha. Foram elas o presidente da Assembleia Municipal, Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa, a provedora do idoso, Dra Joaquina Coelhoso, e o presidente da Assembleia de Freguesia, José Carlos Costa.

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal, recebeu ainda um voto de louvor, com o presidente da junta a agradecer todo o trabalho prestado desde o início do seu primeiro mandato. Um gesto que o autarca revelou “não estar à espera“.

[António Cardoso, presidente da Câmara Municipal]

.

Houve ainda espaço para uma homenagem a instituições locais: Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, Santa Casa da Misericórdia, Jornal de Vieira e a Rádio Alto Ave.

Uma distinção que o presidente da direção da RAA, Fernando Dalot, agradeceu, sublinhando a importância da mesma para o a rádio, dedicando-a a todos os que fazem e fizeram parte da história da RAA, vieirenses, parceiros, ouvintes e seguidores

[Fernando Dalot, presidente da direção da Rádio Alto Ave]

A sessão contou ainda com a atuação do jovem músico vieirense Romeu Freitas, que tocou, ao piano, três temas.

.

Findada a cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as celebrações continuaram na Casa de Lamas, seguindo-se uma noite de fados com Manuel Silva Cardoso, letrista, escritor, poeta, entre outras funções, que cantou o ‘Fado de Viver’ que escreveu para oferecer à Junta. O poeta ofereceu ainda um quadro de poemas à Junta de Freguesia de Vieira do Minho.

A noite prosseguiu com um grupo de fados de Braga, seguindo-se uma sessão de fogo de artificio.

Related Posts