Vieira do Minho assinala, esta sexta-feira, 15 de novembro, 510 anos de elevação a concelho. Para assinalar este que é o Dia do Município (não sendo, no entanto, feriado municipal), a autarquia preparou um programa com várias atividades, fazendo também nota aos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
O presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, avançou, na passada sexta-feira, com algumas das iniciativas esperadas para o dia:
[Declarações de António Cardoso, presidente da CM, em conferência de imprensa do Mercado de Outono]
A manhã começará com as atividades habituais do Dia do Município, que é assinalado anualmente, com o hastear da bandeira e receção de convidados. Será ainda inaugurado um memorial aos mortos em combate nas Guerras de África.
Durante a manhã será realizada a imposição das insígnias à Polícia Municipal, seguida de uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, que terá como convidado de honra o coronel José Osório, um dos elementos do Movimento das Forças Armadas. Na mesma sessão serão entregues condecorações municipais os ex-presidentes de Câmara e Assembleia Municipal de Vieira do Minho pós-25 de abril, que ainda não o tinham sido.
Durante a tarde, decorrerá, a inauguração de um monumento de homenagem aos heróis do 25 de Abril de 1974, em Rossas. Será ainda o Polo 1 da creche da Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho e o Centro Cívico de Cantelães.