Vieira do Minho celebrou, ontem, os 49 anos do 25 de abril de 1974, numa cerimónia que teve como convidados de honra o Tenente Coronel Carlos Carvalhão, que participou na tentativa de golpe de Estado de 16 de março de 1974, e o deputado da Assembleia Nacional de Angola, dr. Peregrino Wambu Chindondo.

Uma cerimónia que começou com o hastear das bandeiras, acompanhada pela Banda Filarmónica de Vilarchão, Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho e do Grupo de Canto da Universidade Sénior de Vieira do Minho. Seguida ainda de uma homenagem aos ex-combatentes.

No final, a sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, contou com intervenções do tenente coronel Manuel Pinto da Costa, presidente da Assembleia Municipal, e dos líderes dos grupos parlamentares, Vânia Cruz do PS e António Gago do PSD.

O momento seguiu para as intervenções dos convidados de honra da sessão.

O capitão de abril, tenente coronel Carlos Manuel Gonçalves Abreu Carvalhão, falou sobre a importância e o papel do dia 16 de março de 1974 no pré-revolução de dia 25 de abril, e sobre a sua detenção na sequência desse tentativa frustrada, até à revolução dos cravos, quando foi libertado.

https://youtu.be/qvPRiWAOFts

Dr. Peregrino Wambu Chindondo, deputado da Assembleia Nacional de Angola, abordou a história paralela de Portugal e Angola e o processo de democratização que vivem.

https://youtu.be/cWvG7_X-9yI

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal, lamentou a falta de apoio central que o concelho vive, acusando uma “ausência de coesão territorial e social” e uma discriminação “relativamente aos financiamentos do Estado”.

No final da sessão solene mostrou-se satisfeito com as atividades propostas para este 49.ª aniversário do 25 de abril, que contaram ainda com a inauguração de duas exposições: “As Aldeias da Cabreira” e pinturas de Stela Barreto, na Casa da Cultura.

[António Cardoso em declarações à RAA]

Durante a tarde de ontem aconteceram ainda a mensal chegas de bois no Parque dos Moinhos. Desta vez, com um momento de homenagem a Jorge Martins (também conhecido como Sumol), que, recentemente, faleceu.

Pelas 18H, a Banda Filarmónica de Vilarchão encerrou as celebrações com um concerto no Auditório Municipal, contando com a presença de Filipa Torres e Tiago Barbosa.

[foto: Victor Manuel]