Vieira do Minho assinalou 509 anos de elevação a concelho

Vieira do Minho celebrou, esta quarta-feira, dia 15 de novembro, os 509 anos da sua elevação a concelho. Este ano, o Dia do Município associou-se também ao 105.º Aniversário do Dia do Armistício, do Centenário da Liga dos Combatentes e do Centenário do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes.

Foi há 509 anos, no longínquo dia 15 de novembro de 1514, que por outorga do Rei D. Manuel I recebia o foral, que elevava as Terras de Vieira à categoria de Município“. Foi este o mote das celebrações do Dia do Município assinalado, esta quarta-feira, em Vieira do Minho.

A importância histórica deste dia, as muitas potencialidades do concelho, que não têm sido suficientes para atrair população e a guerra na Europa foram os destaques da intervenção do Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa, presidente da Assembleia Municipal de Vieira do Minho.

[Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa, presidente da Assembleia Municipal de Vieira do Minho]

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, destacou, no seu discurso, as personalidades que fizeram parte da história do concelho, ressalvando as potencialidades do território e o trabalho feito nos últimos anos no município, lançando ainda críticas ao pouco apoio do Governo Central.

[António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho]

O Dia do Município contou com a atribuição de condecorações municipais a Artur Gonçalves Fernandes, Manuel Travessa de Matos, Postos da GNR de Vieira do Minho e Rossas, e duas condecorações póstumas a Valdemar Barreira Machado e Padre António Pereira Lima.

A celebração teve início, como é já habitual, com o hastear das bandeiras e a deposição de flores ao monumento dos fundadores do concelho, assim como ao monumento de homenagem aos ex-combatentes. Foi junto a este monumento que também se assinalou a comemoração do 105.º Aniversário do Dia do Armistício, do Centenário da Liga dos Combatentes e do Centenário do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes.

As celebrações deste 509.º aniversário da elevação de Vieira do Minho a concelho terminaram com a visita à Casa de Lamas para a assinatura do protocolo de cedência dos materiais alusivos à 1.ª Guerra Mundial entre a Câmara Municipal e o 1.º Sargento José Silva. Os convidados foram ainda levados a visitar as exposições de pintura Stela Barreto, ainda a exposição etnográfica do concelho de Vieira do Minho e uma outra relativa a materiais da 1.º Guerra Mundial.

Notícias relacionadas