Vieira do Minho inaugura obras na escola “depois de anos de espera”

A obra de requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, em Vieira do Minho, foi inaugurada, esta sexta-feira 16 de setembro, após um investimento que rondou os 5 milhões de euros – “o maior investimento no município desde o 25 de abril“, segundo referiu o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

Com esta obra foi possível requalificar e ampliar o equipamento escolar, criando um auditório, uma biblioteca, um bar e uma cantina. Também o telhado de amianto foi substituído, assim como as caixilharias e pavimentos. Foram realizados ainda trabalhos de isolamento térmico.

[António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho]

Tratou-se de um investimento de 4 906 949,90€, “o maior investimento no município desde o 25 de abril“, segundo referiu António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, sendo a maioria deste valor – 3.4 milhões de euros – suportada por fundos europeus, 1.2 milhões pela autarquia (25%) e 225 mil pelo Governo (4.6%).

“Depois de anos à espera, com vários avanços e recuos, expectativas e desilusões, o sonho concretizou-se!”

Armando Alves, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação

“A luta na última década foi longa, para que Vieira do Minho tivesse a escola que merece”

A renovação desta escola chegou a estar contemplada no programa Parque Escolar, algo que “nunca passou de promessas“, referiu o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso.

Esperada desde 2016, aquando a assinatura do Acordo de Colaboração com a então Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dra. Alexandra Leitão, a obra só arrancou em 2019. Um projeto marcado por algumas polémicas relacionadas com a “derrapagem” do orçamento inicial – 3 milhões de euros – e também do prazo de conclusão.

[Fernando Gomes, presidente executivo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo]

Foram anos “longos e penosos“, em que a comunidade escolar viveu num “estaleiro de obras“, que muitos constrangimentos causou, lembrou Fernando Gomes, presidente executivo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.

[Armando Alves, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação]

“A luta na última década foi longa, para que Vieira do Minho tivesse a escola que merece”, ressalvou Armando Alves, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, lembrando a importância da escola e do ensino para o futuro de Vieira do Minho.

Pode assistir aos discursos da cerimónia, AQUI.

Related Posts