Vieira do Minho promove tradição com apanha e moagem da azeitona em Vilarchão

Vieira do Minho vai voltar a cumprir a tradição com a Apanha e Moagem da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “Sentir Vieira”, que se vai realizar a 10 de dezembro, na freguesia de Vilarchão.

Esta é uma iniciativa com o objetivo de valorizar a terra e a agricultura do concelho “mantendo vivas as tradições, usos e costumes de antigamente“, explica a autarquia, em comunicado.

A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona no lagar tradicional e termina na produção do azeite, tal como reza a ‘ladainha’: “Verde foi o meu nascimento, e de luto me vesti para dar a luz ao mundo, mil tormentos padeci” – que traduz bem o ciclo de vida da azeitona que, para dar origem ao azeite, tem de ser varejada, apanhada, escolhida e moída.

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, junto ao Lagar de Azeite de Vilarchão. Pelas 10h30, esta marcado um passeio pedestre e pelas 11h30 dar-se-á início à sessão prática de moagem da azeitona. Pelas 13h00 segue-se a degustação do azeite, e pelas 14h30, é tempo de diversão onde os presentes vão poder assistir a uma chega de bois e animação musical.

Notícias relacionadas